quinta-feira, 3 de outubro de 2013

USP é rebaixada no ranking..... quantidade não combina com qualidade.



Clique aqui e leia a matéria completa
Bem vindos ao Blog Nossa Universidade
Você deve ter ouvido falar por aí que o ensino superior está uma maravilha: Novas Universidades públicas, Professores com doutorado, dez mil doutores formados ao ano, doutores publicando toneladas de artigos científicos, oportunidades para todos que queiram estudar e outras abobrinhas. Melhor que isso só mesmo se for verdade. Pena que não seja!
Nossas universidades estão com problemas graves, por um simples motivo: é impossível se ter um crescimento vertiginoso mantendo a qualidade. Se isso não bastasse, a quantidade de recursos que circula por nossas universidades cresceu muito nas últimas décadas. Infelizmente, onde há muita grana também existem interesses escusos, falta de ética e muitos outros problemas. Este blog pretende mostrar alguns deles.
Começamos com uma grande notícia: A Universidade de São Paulo foi rebaixada no ranking Mundial de universidades. A USP ocupava posição de número cento e cinquenta e oito e foi rebaixada para uma posição entre 251 e 275. A UNICAMP também foi rebaixada e passo a ser classificada entre as posições 300 e 350. Esse ranking não informa a posição exata das universidades com classificação abaixo de 200. Nesses casos é informada apenas entre quais posições ela se classifica.
Nenhuma outra Universidade pública, e muito menos privada, aparece nesse ranking. Ou seja, quando alguém te falar que o ensino no Brasil é uma maravilha, lembre-se desse número. Ao se afirmar que a USP é a melhor Universidade do Brasil se está fazendo uma afirmação semelhante a se dizer que o ABC de natal é o melhor time do Rio Grande do Norte.
Os governos recentes se preocuparam em aumentar a quantidade de vagas, mas deixaram a qualidade de lado. Hoje nossas universidades passam pelo mesmo processo que passou o ensino básico na década de 1970. Em breve essa universidade formará nossos filhos sem que eles tenham conhecimento algum dando-lhes diplomas de analfabetos de nível superior. E o pior: esses nossos filhos formarão nossos netos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário